terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

MINHA HISTÓRIA( PATRONATO SANTO ANTONIO, SÃO JOSE DOS PINHAIS)

O ÍNICIO DA HISTÓRIA QUE EU COMEÇO A LEMBRAR SE PASSA EM TIBAGI, O MEU PAI FALECEU EM 69 , E MINHA MÃE SAIU DE CASA COM MINHA IRMÃ MAIS NOVA DE 2 ANOS E FICOU EU E MEU IRMÃO EM UMA CASA EMPRESTADA PELA PREFEITURA DE TIBAGI , ONDE ANTES ERA UMA GARAGEM DE TRATOR ,DE MADEIRA SEM FORRO EM PISO DE TERRA BATIDO.
UNS DOIS DIAS DEPOIS APARECEU UM CARRO UM JEEP DO I.A.M (instituto de assistencia ao menor)E NOS LEVARAM .E FOMOS PARAR NO EDUCANDÁRIO DE SANTA FELICIDADE, COMO EU ERA DOIS ANOS E POUCO MAIS VELHO QUE MEU IRMÃO EU FIQUEI POR ALI UNS 5 MESES E FUI TRANSFERIDO PARA O PATRONATO SANTO ANTONIO EM SÃO JOSE DOS PINHAIS, EU E MEU IRMÃO IAMOS NOS ENCONTRAR APENAS DUAS VEZES ANTES DE ESTARMOS LONGE DESSES INTERNATOS , NA MINHA PRIMEIRA COMUNHÁO E NA DELE . O PATRONATO ERA ADMNISTRADO PELO I.A.M E QUEM CUIDAVA, ERAM AS IRMÃS SALVATORIANAS.
ME ASSUSTEI INICIALMENTE COM O SISTEMA EDUCACIONAL, RIGIDO CHEIO DE REGRAS, E HORÁRIOS PARA TUDO, TENDO NA ÉPOCA CERCA DE 200 INTERNOS , MAS SEMPRE SAIAM E ENTRAVAM NOVOS MENINOS, POIS ERAM SÓ MENINOS.
O QUE NOS AVISAVA DAS ATIVIDADES DAS OBRIGAÇÕES A FAZER ERA UMA SIRENE ESTRIDENTE NÃO TINHA QUEM NÃO OUVISSE , AVISANDO O HORÁRIO DE LEVANTAR DE TOMAR CAFÉ DE ALMOÇAR DE ESTUDAR DE LANCHAR DE TRABALHAR, RECREIO E DO FUTEBOLZINHO QUE NÃO PODIA FALTAR.
E AS FILAS PARA O BANHO PARA AS REFEIÇÕES, SEMPRE TINHA UAS BRIGAS PELO MELHOR LUGAR PARA PODER PEGAR , O MAIOR PEDAÇO DE PÃO , O MAIOR PEDAÇO E CARNE, O CHUVEIRO QUENTE.,
TINHAMOS ALGUNS CURSOS MINISTRADOS PELO SENAC, COMO ELETRECIDADE, MECANICA PINTURA, AJUSTADOR MECANICO, FIZ AALGUNS MAS ATÉ HOJE NÃO VI ESSES DIPLOMAS.
LEMBRO DOS TRABALHOS MUITO PUXADOS PARA CRIANÇAS DAQUELA IDADE,COM CAPINAR , PODA DE ARVORES A QUAL FIZ MUITO, CARREGAMENTO DE TERRAS. PUXADO POR UMA CARROÇA , NÓS FAZENDO O PAPEL DA TRÇÃO ANIMAL, CARREGAMENTO DE GRAMA, CORTAR LENHAS, PLANTAÇÃO EM HORTA, PADARIA E TANTOS OUTROS .
AINDA BEM QUE FIZ ALGUNS CURSOS QUE ME AJUDAVAM A FICAR MAIS RECOLHIDO, COMO; PINTURA EM TECIDO,PINTURA RESIDENCIAL , PASSEI QUASE QUATRO MESES COM O COLEGA ABILIO , PINTANDO AS RESIDENCIAS DAS IRMÃS.FIZ TAMBÉM PINTURA EM GESSO, MACRAME QUE ERA UM TRABALHO FEITO EM CORDAS.
LEMBRO DE ALGUMAS IRMÃS QUE SEMPRE ESTAVAM PRÓXIMAS AOS MENINOS SEMPRE CUIDANDO OLHANDO, COMO; IRMA CÁSSIA, LUISA, GEMA , MARLI, OLGA, E CLARO A DIRETORA ELENICE.
E LEMBRO MUITO BEM DE FUNCIONÁRIOS QUE AJUDAVAM A MANTER ORDEM NA CASA COMO:BIDÃO, LAÉRCIO, EVANDRO, JOÃO BATISTA.
A GENTE FAZIA AMIZADES COM OS COLEGAS MAS LOGO APARECIAM SEUS PARENTES E JÁ IAM EMBORA , OU ERAM TRANSFERIDOS PARA OUTRO INTERNATO.
O QUE É DIFÍCIL DE ESQUECER, SÃO AS FESTAS DE NATAL DE ANO NOVO , OU OS ALMOÇOS ESPECIAIS, ERA SEMPRE UM ALMOÇO DIFERENTE DO QUE ESTAVÁMOS ACOSTUMADOS A COMER.
E QUANDO IAM AS MENINAS DO INTERNATO IVONE PIMENTEL , FICAVAMOS LOUCOS DIFICILMENTE VÍAMOS MULHERES DIFERENTES , MAS A FESTA DURAVA UM DIA SÓ.
E OS TORNEIOS DE FUTEBOL GINCANAS.
UM TEMPO DEPOIS FOI CONSTRUIDO O COL[EGIO ANITA CANET NÃO LEMBRO BEM O ANO , N´S COMEÇAMOS A TER CONTATO COM OUTRAS PESSOAS , OUTRAS FAMILIAS ISSO FOI MUITO BOM AS PRIMEIRAS PAQUERAS FAZENDO PARTE DE NOSSAS VIDAS.
E NÃO ESQUECENDO DOS BONS PROFESSORES QUE POR LÁ PASSARAM COMO,BRAULIO , ZENILDA, ELIANE E TANTOS OUTROS, QUE NOS AJUDARAM A SERMOS CAMPEÕES INTERCOLEGIAIS, NOS ANOS 80.GANHAMOS CONCURSOS DE FANFARRAS, E E EU FAZIA PARTE DO CORAL , E IAMOS SEMPRE FAZER APRESENTAÇÕES EM FESTAS CASAMENTOS , E NO FINAL DAS APRESENTAÇÕES , O FAMOSO COQUETEL .;
MAS A IDADE VEM , OS ESTUDOS COMPLETADOS E TENDO QUE ENFRENTAR NOVAS ETAPAS .
SAÍ DO PÁTRONATO E FUI MANDADO PARA CURITIBA PARA A CASA DO ADOLESCENTE( F.U.C.A)
E LÁ ERA COMO UMA PENSÃO, NOS AJUDAVAM A CONSEGUIR UM EMPREGO E PAGAVAMOS O QUE COMIÁMOS E PARA DORMIR.
AÍ FECHOU TUDO DE NOVO CAÍ NO MUNDO ONDE ESTOU ATÉ HOJE PROCURANDO MEU LUGAR .
E O PRAZER DE ESCREVE ,VEM DESDE O PATRONATO, POIS QUANDO ÍAMOS FAZER OS TEMAS DE CASA NUMA SALA ESPECÍFICA , NÃO TENDO MAIS O QUE FAZER , IA CRIANDO MINHAS COMPOSIÇÕES.
HOJE ESCREVO COM PRAZER MINHAS POESIAS , CRONICAS E PENSAMENTOS ,
BEIJO NA ALMA DE TODOS QUE ADMIRAM O MEU TRABALHO QUE ESCREVO COM AMOR,,,

AILTON MENDES DE ALMEIDA

3 comentários:

Anônimo disse...

parabens pela sua historia, eu estou vivendo la..

POETA DOS POETAS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
POETA DOS POETAS disse...

SIM..APENAS RESUMO .E PRECISO TERMINAR..ABRACO

Seguidores

PERTO DE DEUS

PERTO DE DEUS
VIDA

Arquivo do blog

POETA DOS POETAS

Minha foto

AMO A ARTE  EM TODA  PARTE  , NAS  LETRAS  NAS  TINTAS  , VIVO  A  ESCREVER  E  A PINTAR  A  VIDA  ,